DIRETRIZES DE PUBLICAÇÃO

A revista eletrônica FLUIR é um espaço de divulgação de trabalhos científicos, e reflexões afins, aberto aos professores formadores, aos alunos das formações do CGF e demais sujeitos parceiros. Participe!

ENCAMINHAMENTO DE MANUSCRITOS

A remessa de manuscritos para publicação, bem como toda a correspondência de seguimento que se fizer necessária, deve ser
endereçada a:

Editor
Revista de Estudos Gestálticos – Fluir
Centro Gestáltico de Fortaleza (CGF)
R. Pinho Pessoa, 1405, Dionísio Torres,
Fortaleza/CE, CEP: 60.135-205
Fone: (85) 3013-8274
Whatsapp: (85) 9.9921-0529
[email protected]

PARTICIPE DO VOLUME 4

O prazo de envio de trabalhos para análise é dia 31 de agosto de 2023 através do email [email protected]

FOCO DA PUBLICAÇÃO 

Divulgação científica da Gestalt-terapia e da abordagem gestáltica: artigos científicos; artigos de revisão bibliográfica; ensaios teóricos; resenhas.

  • Artigos científicos: parte de pesquisa concluída ou em andamento, Trabalho de Conclusão de Curso, ou monografias acadêmicas: dissertações ou teses.
  • Artigos de revisão bibliográfica: pesquisa teórica que ofereça o aprofundamento de um tema ou conceito, numa perspectiva crítica e inovadora, no campo da Gestalt-terapia, abordagem gestáltica e suas interfaces.
  • Ensaios teóricos: exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, buscando originalidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva.
  • Resenhas: análise de outra obra distinta, que pode ser um texto, filme, peça de teatro, álbum musical ou quaisquer outras formas de expressão artística, literária, além de algum assunto específico. O autor deve propor a construção de relações entre características e propriedades da obra/objeto analisado. 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 

Ciências Humanas e Sociais: Psicologia (código 70700001, conforme área de conhecimento da Capes); Gestalt-terapia; Psicoterapia; Educação; Ciências da Saúde e Sociais.

COMISSÃO EDITORIAL 

Composta por 03 membros, a Comissão tem por objetivos:

1. Zelar pela coerência da linha editorial da Revista;

2. Realizar a avaliação (prévia e às cegas) de materiais recebidos para publicação.

e-mail institucional: [email protected]

DIREITOS AUTORAIS 

A Revista obedece aos termos da licença “Creative Commons 3.0” (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.pt), atribuição não comercial e sem derivações, de acordo com a legislação brasileira, Lei 9.610/98, sobre direitos autorais.

IDIOMA 

Português

NORMALIZAÇÃO – Os textos devem estar de acordo com as Normas Brasileiras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – NBRs 6023/2002, 6028: 2018, 14724: 2011, 6027: 2012, 10719: 2015, 6023: 2018, entre outras.

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TEXTOS PARA PUBLICAÇÃO 

1. Resumo estruturado, contendo contexto, objetivos, pergunta, metodologia, conclusões

2. Espaço entrelinhas e parágrafo

3. Citação direta e indireta

4. Referências

5. Fontes de tabelas e figuras

6. Cuidados éticos com fotos, dados pessoais e estudos de casos

DIRETRIZES PARA OS AUTORES 

A Revista publica textos científicos das áreas de conhecimento acima mencionadas, produzindo edições semestrais em formato digital, disponibilizadas na home page do Centro Gestáltico de Fortaleza, e acesso em domínio público.

Os textos enviados devem ser inéditos e originais, e não podem estar sob avaliação em outro periódico. Devem ser encaminhados por fluxo contínuo à Revista (chamada aberta e permanente) através do email [email protected] em formato de Word.

Os artigos devem vir acompanhados de uma folha de rosto contendo:

• o título do trabalho;

• o nome do(s) autor(es);

• titulação;

• endereço para correspondência;

• e-mail;

• telefone;

• tipo de publicação.

Não serão aceitas traduções de pesquisas estrangeiras já publicadas em outros idiomas. Artigos publicados em outros periódicos, mesmo traduzidos serão considerados plágio.

Em caso de pesquisa empírica envolvendo seres humanos, necessário se faz o atendimento das diretrizes dispostas nas Resoluções 196/96 e 466/12, do Conselho Nacional de Saúde e suas complementares, bem como a aprovação por Comitê Institucional de Ética em Pesquisa – CEP, regularmente instituído.

Após aprovado, o texto não poderá ser alterado pelo(s) autor(es), podendo, entretanto, retirá-lo da publicação, e, querendo, reapresenta-lo para número subsequente.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 

1. Os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12, espaço 1,5 entrelinhas, folha tamanho A4 (210mm x 297mm), com margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

2. Os textos não devem apresentar espaços entre parágrafos, bem como, respeitar o espaço de 1,5 cm no início de cada paragrafo.

3. Os artigos deverão conter no mínimo 5 páginas formatadas de acordo com as normas da revista e no máximo 15 páginas.

4. Título: com no máximo 12 palavras, o título do artigo deve ser claro e objetivo, podendo ser completado por subtítulo (se houver), separado por dois pontos, em negrito, caixa alta e centralizado, no idioma do texto, sem abreviaturas.

5. Autor(es): os autores não deverão ser identificados em nenhuma parte do texto do artigo. Para garantir o anonimato e a imparcialidade na avaliação dos textos, a identificação deve ser realizada somente na folha de rosto (sistema double blind peer review). Cada material deve conter no máximo 7 autores. No entanto, número acima de autores podem eventualmente ser aceito desde que comprovada a participação de todos. Não serão inclusos ou retirados autores após a aprovação do material.

6. Resumo: o resumo de conteúdo indicativo do texto deverá ser apresentado no idioma do texto, não devendo ultrapassar 350 palavras, estruturado de forma

sistemática, em parágrafo único, apresentando em seu contexto: objetivos, pergunta problema, metodologia e principais resultados. Não é necessário o Resumo em outros idiomas.

7. Palavras-chave: o resumo deverá vir acompanhado de, no máximo, 5 palavras-chave no idioma do texto, expressões que representam o conteúdo do texto, inseridas logo abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto final.

8. Ilustrações: gráficos, tabelas, desenhos, mapas etc. devem ser numerados e titulados tão perto quanto possível do elemento a que se refere, indicando sua fonte. Todas as tabelas e figuras que apresentem textos devem ser enviadas em Português no corpo do texto. Caso o (s) autor (es) optem pela tradução devem encaminhar as tabelas e figuras em inglês.

9. Numeração das seções: as seções do artigo deverão estar estruturadas em introdução, as seções do desenvolvimento, considerações finais e referências. Para a numeração progressiva das seções, o autor deverá observar a NBR 6024:2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

10. Citações: As citações devem vir no formato autor (data) quando no texto, ou (AUTOR, DATA), quando no final dos textos. As citações diretas acima de 3 linhas devem vir em recuo de 5 cm, letra 11, espaço simples e apontamento da página em que a citação foi retirada, sem aspas.

11. As citações longas (mais de três linhas) devem apresentar recuo de 5 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (fonte 11) e sem aspas.

12. As citações indiretas devem vir sem aspas. As citações de citações podem utilizar a expressão apud e a obra original a que o autor consultado está se referindo deve ser citada. Para outras informações acerca do uso de citações, o autor deverá consultar a ABNT (NBR 10520:2002). As citações indiretas não devem ser iguais a ideia do autor original da fonte, caso contrário, será considerado plágio.

13. Referências: as referências consistem na indicação das fontes bibliográficas utilizadas pelo autor, expressamente mencionadas no texto. Deverão ser apresentadas observando-se rigorosamente a ordem alfabética. As referências bibliográficas deverão ser elaboradas conforme as disposições da NBR 6023:2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), somente com elementos essenciais. Pedimos que sejam colocados os nomes completos dos autores, sem abreviações para facilitar a identificação da obra.

14. Título da obra em negrito (seguido de ponto); edição (seguido de ponto); local (seguido por dois pontos); editora (seguido de vírgula); ano da publicação (seguido de ponto); se for o caso indicar o volume ou tomo e finalmente a página da fonte. Todas as citações devem ter a identificação completa no fim do material, no tópico intitulado “Referências”.

15. Modelo de referência bibliográfica de livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título em negrito, edição. Local: editora, data da publicação, páginas, volume (nome, número de série), outros elementos que permitam identificar o documento (opcionais).

16. Modelo de referência bibliográfica de livro disponível on-line: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título em negrito, edição. Local: Editora, data da publicação, páginas, volume (nome, número de série), outros elementos que permitam identificar o documento (opcionais). Disponível em: (sítio). Acesso em: DD/MM/AAAA.

17. Modelo de referência bibliográfica de artigo publicado em periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação.

18. Modelo de referência bibliográfica de artigo publicado em periódico disponível on-line: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação. Disponível em: (sítio). Acesso em DD/MM/AAAA.

19. O texto deve usar negrito apenas para titulo, subtítulos e nome dos livros (nas referências), o restante deve ser apresentado sem qualquer grifo, negrito ou itálico. Em itálico deverão vir apenas palavras em outros idiomas.

AVALIAÇÃO DOS TEXTOS 

Os textos enviados à Revista, via e-mail institucional, serão submetidos a uma análise preliminar, realizada pela Comissão Avaliadora, baseada nos seguintes critérios objetivos: ineditismo; adequação à linha editorial da Revista; número de páginas entre 5 e 15; estrutura argumentativa organizada em introdução, desenvolvimento e conclusão; inclusão de lista final de referências bibliográficas; informações completas; atendimento

das normas aqui estabelecidas, conferência da carta de ineditismo e da correção ortográfica.

A análise para admissão do texto tem como base os seguintes critérios:

• Pertinência com a linha editorial da Revista;

• Relevância do tema;

• Contribuição científica do trabalho;

• Apresentação formal;

• Estrutura e metodologia adequada à relação entre problema, objetivos e resultados.

Os textos aceitos serão publicados nos próximos números da Revista, constando a data de submissão do artigo e a data de aprovação.

Os artigos recusados pela Comissão de Avaliação poderão ser reenviados, após as devidas correções por parte do(s) autor(es).

A publicação é online, e disponível de forma aberta e gratuita em HTML e PDF para que sejam baixados. Caso o autor necessite do certificado de publicação, número DOI, deve entrar em contato com o departamento responsável através do canal de atendimento.

As opiniões e conceitos emitidos pelos autores nos textos são de sua inteira responsabilidade.

Após aprovação do artigo, a Revista se reserva o direito de adequar os originais na ordem normativa, ortográfica e gramatical, com objetivo de manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.

Os textos submetidos à publicação passam por avaliação nas etapas:

1. O material será analisado por um programa de verificação de plágio para comprovar a confiabilidade de ineditismo do material. Plágio e autoplágio causam a recusa da publicação. Os textos serão devolvidos, podendo serem reapresentados no futuro.

2. Caso seja aprovado na etapa anterior, o texto passa por avaliação cega a cargo da Comissão de Avaliação para verificar a adequação (de normatização e de conteúdo) à linha editorial da Revista.

Os critérios para a avaliação: ineditismo, relevância do tema, clareza e concisão do texto, normatização e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

Os casos omissos nestas Normas serão tratados diretamente entre autor(es) e Comissão Editorial da Revista.

TERMO DE CONCESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS PARA PUBLICAÇÃO 

Na hipótese de aprovação e publicação do texto submetido, o(s) autor(es) cede(m) os direitos autorais em favor da publicação da Revista, sem nenhuma restrição. A simples submissão do artigo para avaliação já implica na plena concordância deste termo de transferência dos direitos autorais.

É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a prévia e necessária autorização do Editor da Revista.

AUTODECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE 

O(s) autor(es) declaram, no ato de submissão, que: o conteúdo é original; que não existe plágio em seu texto; que cedem os direitos autorais para a publicação na Revista; que concordam com o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE 

A Revista declara que os nomes e endereços informados pelo(s) autor(es) não serão disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.