
Hamilton de Figueiredo Mendes
Psicólogo CRP 11/19566
Olá eu sou o Hamilton Mendes
PúBLICO
Adulto e idoso.
ATENDIMENTO ONLINE
ATENDIMENTO PRESENCIAL
Minha História
Oi, Pessoas! Desde muito cedo me vi envolvido com o interesse pelo ser-humano e toda a complexidade, riqueza, potência e mistério que envolve o existir. Sou Ator; Assistente Social, Arteterapeuta, Psicólogo e Gestalt-terapeuta. Tenho a clareza e convicção de que a arte e a criatividade são formas de expressão de nossa humanidade e não um dom restrito a alguns “eleitos”. Na clínica, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento do autossuporte e o autoconhecimento, todas as formas de expressão são válidas e isso inclui linguagens verbais e não verbais. Amo música, cinema, pintura, além de outras modalidades artísticas. Prezo pela boa conversa, pelo encontro dialógico e empático e a aventura que é dar sentido a nossa existência de modo sempre autoral.
FORmação
Graduado em Serviço Social (UFPE,1999);
Formação em Arteterapia (Clínica Pomar/RJ, 2014);
Formação plena em Gestalt-terapia , com Lika Queiroz (2019);
Curso Sensações, Sentimentos e Emoções no manejo clínico gestáltico (CGF, 2022);
Graduado em Psicologia (UNIFOR,2023)
PAPEL
Realizo atendimento social e voluntário no PROPSI ( Projeto de Psicoterapia para Todos do Centro Gestáltico de Fortaleza) desde 2021
“Eu quero desaprender para aprender de novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções,
recuperar sentidos.”
Rubem Alves
MINHA ABORDAGEM
A Clinica pra mim é o local do acolhimento, do reconhecimento de si e do(s) outro(s), do fortalecimento e da transformação. Um lugar constituído para e pelo encontro.
Encontro de alguém que teve a coragem de trazer suas questões, seus senões, suas angústias, sonhos, sofrimentos e os confiou a outro alguém, em busca de ajuda, de suporte, através do compartilhamento de tais experiências.
Esse outro, o psicoterapeuta, por sua vez, é aquele que continuamente se prepara e se abre para esse fenômeno (a relação terapeuta/ cliente na psicoterapia), que por sua própria natureza é aberto, repleto de possibilidades de diálogos, gestos, construções e desconstruções, jamais determinado.
Ao longo da caminhada, do processo, o espaço e o tempo se ampliam à medida que novas formas de lidar com os desafios da vida são experimentadas, sempre de modo cuidadoso e confiante na capacidade de crescimento pessoal, de construção de autossuporte, de desenvolvimento do autoconhecimento e consequentemente, da ampliação do horizonte existencial de ambos, cliente e terapeuta.