GRUPO DE ESTUDOS: O terapeuta e a arte do encontro: Um convite para olhar para a relação. (20/02/2025)

Modalidade: online síncrona, não gravada.
Carga horária: 12h (6 meses) – 6 encontros – 1x ao mês
Horário: Quintas-feiras, 19h30 às 21h30, 1 encontro mensal.
Público: psicólogos e estudantes de Psicologia
Investimento: R$100,00 (sendo a inscrição já o pagamento da primeira mensalidade)
Calendário:
– 20 de fevereiro
– 20 de março
– 24 de abril
– 22 de maio
– 26 de junho
– 17 de julho

OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
Ampliar o olhar do psicoterapeuta acerca da Relação Dialógica, entendendo a importância central desta no processo terapêutico.

Objetivos específicos:
* Integrar conceitos básicos da Gestalt-terapia com o conceito de Relação Dialógica. Quais sejam: contato, fronteira de contato, awareness, polaridades e paradoxo da mudança.
* Favorecer a qualidade de presença do psicoterapeuta e, assim, também o seu manejo clínico, tendo em vista que são características intrínsecas ao estabelecimento de uma boa relação dialógica com os consulentes.

Todo viver verdadeiro é encontro” (Martin Buber, 1958)
A influência da Relação Dialógica para a psicoterapia é explicitada por Hycner em seu livro De Pessoa a Pessoa. O autor se debruça sobre os conceitos trazidos por Buber, apresentando-nos a um panorama de como o EU-TU e a qualidade de presença do terapeuta são cruciais para a ressignificação de aspectos trazidos pelos clientes.
“Hycner (1995) afirma que a psicoterapia de base dialógica considera a totalidade do indivíduo, visando restaurar o relacional do homem, em um movimento de cura existencial genuína. Sendo assim, a gestalt-terapia institui-se como uma clínica da relação, do encontro, do entre.” (MOTA et al, 2020).
Muito se fala que o psicólogo é seu próprio instrumento de trabalho e que a relação desenvolvida entre terapeuta e cliente é essencial para um bom trabalho.
Porém, explicar com propriedade esses princípios é um desafio a ser superado.
Dessa forma, propomos um grupo de estudos focado em desenvolver e ampliar a concepção da Relação Dialógica, facilitando assim a qualidade do fazer psicológico.

Facilitadoras:
Ellen Araújo - CRP 11/09161
- Psicóloga com 10 anos de prática clínica, gestalt-terapeuta e supervisora clínica.
Formação Plena em Gestalt-terapia, especialista em Neuropsicodiagnóstico e discente da Formação no Trabalho de Traumas em Gestalt-terapia.
Experiência na clínica de crianças, adolescentes e adultos e com grupos na área psicossocial e clínica. Atualmente, foco no acompanhamento psicoterapêutico de jovens e adultos.

Silviane Mascarin - CRP 11/03861
- Psicóloga há 19 anos com especialidade clínica, gestalt-terapeuta, no público jovem e adulto feminino.
Formação Plena em Gestalt-terapia, e discente da Formação no Trabalho de Traumas em Gestalt-Terapia
Experiência em grupos de mulheres, na área organizacional e clínica.