Eu, Juliana Diógenes, gestalt-terapeuta, e o Centro Gestáltico de Fortaleza, por meio da série “Meu diário gestáltico”, criada por mim, convidamos você a pensar gestalticamente, junto com a gente, o contexto pandêmico em que estamos todos, buscando responder às seguintes perguntas:
O que precisamos aprender com tudo isso? Qual a lição? Entendendo que não são respostas rápidas nem fáceis, eu trouxe alguns conceitos da Gestalt-terapia e exemplos de minha própria experiência para nos ajudar!

Nesse sentido, teremos a oportunidade de ter noções básicas dos principais conceitos da abordagem gestáltica por meio de exemplos da vida real, num contexto em que estamos todos inseridos. A primeira coisa que podemos ter como aprendizado é o resgate, ou o aprimoramento, ou ainda o exercício da nossa criatividade! Penso que este é um tempo de nos reinventarmos e criarmos novas formas de ser e estar no mundo e com as pessoas… um conceito muito importante da Gestalt-terapia sobre este tema é o AJUSTAMENTO CRIATIVO.

Ajustamento criativo, segundo Yontef (1998), é o relacionamento entre o indivíduo e seu meio onde a pessoa é responsável por reconhecer e conduzir de modo bem sucedido a sua vida.Ajustar-se criativamente a algo é a capacidade que todo ser humano tem de encontrar a melhor forma para lidar com as situações que vão surgindo em sua vida. Se pararmos para pensar, nós fazemos isso todos os dias, pois a vida requer também criatividade para ser vivida. Em tempos de corona vírus, a vida nos exigiu uma dose a mais de ajustamentos criativos…

Ficar em casa? Como assim? Eu tenho uma tese de doutorado para terminar! Eu preparei um semestre tão lindo e com tanto carinho para minha turma de Teorias e Técnicas de grupo!! Eu tenho supervisões a dar, clientes para atender, turmas novas do CGF para lançar…. E você, Universo, me pede pra ficar em casa?
De repente, me vejo em casa em tempo integral… de repente, me pego sem saber o que fazer com TANTO tempo, logo eu que não tinha tempo pra nada…
De repente, me vejo organizando aulas online, utilizando uma ferramenta do Power point que eu nem sabia que existia para continuar a dar aulas pros meus alunos… e de repente, estou fazendo vídeos no YouTube, onde nunca pensei estar…

De repente, lembro de um livro que deixei pela metade, desde 2018, exatamente porque não tinha tempo e agora me vejo com ele nas mãos e lendo e me deliciando. De repente, eu posso tirar dois dias inteiros para terminar minha tese.
Os “de repentes” da vida nos causam susto, é verdade! Mas logo em seguida nos convocam a criar os nossos próprios ajustes para continuarmos a nossa existência….

Você se ajusta criativamente quando consegue criar respostas novas para as adversidades da vida, de modo que permita a manutenção do seu funcionamento saudável.

Para finalizar, te pergunto: E você, tem se utilizado da sua capacidade criativa? Que ajustes você tem feito?

Com afeto,
Juliana Diógenes
Psicóloga (CRP 11/3336)
Gestalt-terapeuta